sábado, 30 de agosto de 2008

Terceira Geração


O centro comercial por onde Tomás passeia é um dos 46 que o avô tem espalhados por toda a Europa. Propriedade da Sonaesierra, o Norteshopping abriga ainda oito lojas da Sonaecom e da Sonae Distribuição. Aos 3 anos Tomás já construía hipermercados de Lego e Belmiro de Azevedo pedia, referindo-se ao neto: "Ponham-lhe calma!". Tomás Azevedo tem 18 anos e prepara-se para lançar a sua própria empresa, sem o apoio financeiro da família. Anda de transportes públicos, viaja em companhias de baixo custo, compra a roupa nos saldos e as meias no "Continente". "Tento gastar o menos possível porque como diz, e bem, o meu avô: 'tudo o que seja acima de zero, é caro'".
Rita tem 27 anos e é a neta do meio. A filha do filho mais velho de Manuel Rui Nabeiro nasceu e vive em Lisboa, mas desce quase todas as semanas a Campo Maior, a vila de oito mil habitantes onde o avô nasceu e fez fortuna. O patrão da Delta começou com três empregados, hoje tem mais de três mil. É dono de 22 empresas e acaba de se estrear como vitivinicultor. Há dois anos, a designer Rita Nabeiro apresentou ao empresário Rui Nabeiro um projecto para a imagem dos vinhos. Hoje Rita é responsável pela área de comunicação e marketing da adega do avô. "Acima de tudo, queria poder trabalhar e aprender com ele".
Tomás Champalimaud herdou um apelido com o qual teve de aprender a lidar. Durante décadas, dizia-se Champalimaud e pensava-se numa das maiores fortunas do mundo, a maior do país. Mas com o homem que marcou a história económica do século XX português, Tomás aprendeu sobretudo a não ostentar. "O meu avô tinha um Bentley na garagem, tapado com sacos de plástico, e andava com um Peugeot com 15 anos". Tomás tem 27 anos e é filho de um dos sete filhos de António Champalimaud. Em 2006 acabou o curso de Direito com distinção e o pai, Manuel Carlos de Mello Champalimaud, quis recompensá-lo com um par de espingardas. Tomás pediu "uma viagem para os antípodas".

Tomás Azevedo, Rita Nabeiro e Tomás Champalimaud partilham o acaso de serem herdeiros de prodigiosas fortunas. São a terceira geração de três impérios financeiros que começaram com os avós.

0 comentários: